butterfly effect por Hardoy


A cadeira borboleta é um estilo de cadeira que combina uma estrutura desdobrável com uma tela (de algodão, cabedal, etc) fixa nos pontos mais altos da estrutura, constituindo o assento. Este estilo tornou-se bastante popular pela sua facilidade de transporte e arrumo. É uma versão moderna das cadeiras dos finais do século XIX, inícios do Século XX, designadas por Tripolinas, de estrutura em madeira. É uma cadeira simples e extremamente confortável, procurada por milhares de pessoas que queriam dar um estilo moderno às suas casas, pátios e jardins.

As Tripolinas são um dos precedentes mais óbvios das cadeiras borboletas.
Tripolina desenhada em 1850 para uso militar em Inglaterra.

Em 1938, o arquitecto Jorge Ferrari Hardoy, enquanto trabalhava para a Austral Group, em Buenos Aires, desenhou uma cadeira borboleta, com a colaboração de Juan Kurchan e Antonio Bonet. A cadeira foi denominada por BKF originalmente ( Bonet - Kurchan - Ferrari). Actualmente esta cadeira é conhecida igualmente como cadeira sling, Hardoy ou cadeira BKF.
Esta cadeira é uma versão moderna das cadeiras dos finais do século XIX, chamadas Tripolinas, de estrutura em madeira. É uma cadeira simples e extremamente confortável. Foi entre a década de 50 e 60 a cadeira que esta cadeira se tornou-se um símbolo de inovação e modernidade, procurada por milhares de pessoas que queriam dar um estilo moderno às suas casas, pátios e jardins.
Fonte: Apartment Theraphy

3 comentários: